05/07/2022 às 04:07 WEDDING

COMO ESCOLHER AS FOTOS PARA SEU ÁLBUM DICAS DO FOTÓGRAFO

89
3min de leitura

O casamento foi lindo, entregamos as fotos digitais, os clientes ficam felizes… e aí vem a pergunta: “E AGORA ADRIANO ”? Recebo esse questionamento de 7 em cada 10 casais que fotografo: calma é comum ter dificuldade em saber como selecionar as fotos para o álbum e por onde começar.

Essa semana avisei que iria falar mais sobre os “Bastidores”

Por isso decidi fazer esse post, com várias dicas que vão ajudar vocês na hora dessa difícil – e recompensadora – tarefa. E não se sintam mal em demorar e pensar bem antes de fazer o álbum. É super comum fazê-lo só depois de meses ou anos depois de casados.

Fica a dica: reserve uma tarde do final de semana para reverem as fotos daquele dia tão lindo, comprem um bom vinho e acompanhe as recomendações a seguir, que com certeza vão ajudar vocês!

1-O álbum é a primeira herança da família: a idéia dele é justamente mostrar como foi todo o dia para quem não estava a presente. Pense em como você gostaria que essa história fosse contada para as próximas gerações e para aqueles que não estavam presentes no evento.

2-O álbum deve ser feito pensando no casal, e não nos convidados. Muitas vezes, nem todos que estavam no casamento vão ver o álbum, já que é algo que fica mais restrito aos mais próximos do casal. Então não se sinta na obrigação de colocar foto de todos – foque nos momentos mais importantes.

3-Separe as fotos em etapas (making of, decoração, cerimônia, retratos do casal e festa). Depois, escolha todas as que você mais gostou, vá fazendo pastas e eliminando as repetidas, as menos preferidas, etc. É um processo demorado e requer muita atenção, mas garanto que vocês não vão se arrepender ao fazer essa curadoria.

4-Pense em selecionar as que melhor contam a história. Um álbum não precisa ter fotos repetidas, então selecione poucas de cada momento.

5-Divida a quantidade de fotos que deve ter no álbum por tema. Se ele tem 100 fotos, faça uma média e escolha 10 do making of da noiva, 10 do making of do noivo, 5 de decoração, 30 da cerimônia, 5 retratos do casal e 40 da festa. Lembrando que isso é apenas uma dica, alguns casamentos rendem poucas fotos de festa e outros não têm making of. Faça uma porcentagem referente a quantas fotos de cada parte você pode e quer colocar. Limitando vai ficar mais fácil fazer a escolha.

6-Valorize o making of e a decoração. As pessoas que verem o álbum querem sentir que estavam lá. Por isso, é importante contextualizar e mostrar com quem você estava, o local da festat e todos os detalhes interessantes do dia. Reserve pelo menos uma lâmina para mostrar como o local foi decorado, por exemplo.

7-Guarde pelo menos uma lâmina para as fotos do casal. Após a cerimônia, sempre pedimos alguns minutos com o casal para algumas fotos. É um momento muito íntimo e único que rende lindas fotos, dignas de capa do álbum e de pelo menos uma lâmina de fotos. E fica a dica: caso você ainda não tenha se casado, reserve pelo menos 15 minutinhos para esses retratos após a cerimônia. Já que na hora da festa, os noivos costumam ir cada um para um lado e são raras as fotos dos dois juntos.

8-Depois dos noivos, os padrinhos são os que mais aparecem nas fotos. Eu sempre indico escolher apenas um ou dois momentos para que eles estejam no álbum. Então se vai colocar as protocolares, não precisa contemplar a entrada deles. E caso os cumprimentos tenham fotos legais, é legal fazer uma lâmina com várias imagens desse momento emocionante.

9-Escolha as fotos que realmente te tocam. O álbum é uma coisa eterna, quase como uma jóia de família e cheio de carga emocional, então se certifique de que está feliz com a escolha e com a diagramação. Veja algumas vezes as lâminas prontas, e tenha certeza de que o resultado está perfeito.

10- Peça ajuda ao seu fotógrafo sobre a narrativa ideal para a sequência de fotos

AINDA TEM DUVIDAS ? ME SEGUE PARA MAIS DICAS 😉

INSTAGRAM > https://www.instagram.com/p/Cea01yDuCEN/

05 Jul 2022

COMO ESCOLHER AS FOTOS PARA SEU ÁLBUM DICAS DO FOTÓGRAFO

Comentar
Facebook
WhatsApp
LinkedIn
Twitter
Copiar URL
Que bom que você está aqui. Estou feliz de poder te dar boas-vindas! Espero que a sua jornada conosco seja ótima e cheia de satisfação. Vamos lá ?
Logo do Whatsapp